USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS CAPACITAÇÕES REMOTAS

Autores

  • Bruna Barroso de Freitas
  • Natália Cabrera Matos
  • Sara Araújo Bezerra
  • Ana Kamila Lopes de Paiva
  • Gabriel Alves Rocha
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

INTRODUÇÃO: Utilizado em diferentes âmbitos educacionais, os jogos consistem em uma estratégia ativa no processo de ensino-aprendizagem (AMARITAKOMOL et al. 2019), contribuindo para o rendimento dos discentes e fixação de conteúdo, sendo usados como ferramentas motivacionais, de ensino e revisão. Desse modo, tornam-se imprescindíveis no atual cenário devido à pandemia de COVID-19 e a permanência de aulas remotas como medida de segurança. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de jogos através da plataforma Wordwall no processo de ensino-aprendizagem nas capacitações remotas. METODOLOGIA: Relato de experiência acerca do uso da plataforma Wordwall em uma capacitação remota sobre as principais parasitoses que acometem o estado do Ceará, realizada no dia 01/07 pelo Programa Núcleo Rondon na UFC. O jogo foi criado através da plataforma Wordwall com perguntas de concursos voltadas para a temática, sendo aplicado antes da capacitação remota para mensurar o conhecimento dos membros e após, tendo a finalidade de ajudar na fixação do conteúdo ministrado e como forma de avaliar o nível de aprendizado acerca do tema. O momento contou com a participação dos doze discentes dos cursos de enfermagem e medicina, membros do programa citado. RESULTADOS: O jogo do tipo gameshow quiz possuía perguntas acerca da ancilostomose, amebíase, toxoplasmose e ascaridíase, consistindo em oito questões ao todo. A adesão se deu de forma unânime, despertando o interesse no conteúdo apresentado por parte dos acadêmicos. A plataforma foi avaliada positivamente, possuindo um design atrativo, efeitos sonoros, bônus que permitiam um aumento na pontuação, além de um fácil manuseio em executar suas funções. CONCLUSÃO: O uso da plataforma de jogos Wordwall foi satisfatória, possibilitando a fixação do conhecimento adquirido, consistindo em uma excelente ferramenta pedagógica. Seus recursos disponibilizam a adaptação de vários modelos de jogos interativos que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão