USO DE MEIOS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO TERRA EM MOVIMENTO

Autores

  • Welberth Pereira Pimenta
  • Wellington Ferreira da Silva Filho
  • Antonio Daniel da Silva Silveira
  • Carla Beatriz Costa de AraÚjo

Resumo

A ideia do projeto Terra em Movimento nasceu em 2013 no Departamento de Geologia da UFC como uma forma extensionista de divulgação das geociências para a sociedade, focando em especial nos alunos do ensino médio do Ceará. Em sua história, o Terra em Movimento realizou várias ações na região de Fortaleza, como participação na Feira das Profissões da UFC, exposições no Shopping Benfica e na II Semana do Mar no Iate Clube da cidade, além de atividades em escolas públicas nos municípios de Caucaia, Pentecoste, Nova Olinda, Missão Velha, Salitre e região do Cariri, algumas destas em parceria com a Caravana do DEGEO-UFC. As ações realizadas pelo projeto já atingiram cerca de 7300 pessoas, além de promover a capacitação de cerca de 127 alunos de graduação entre bolsistas e voluntários. Por conta da atual situação decorrente da pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas e por conta disso, idealizou-se alternativas para continuidade do projeto via internet. A princípio, foram criadas contas nas redes sociais Instagram© e YouTube© para divulgações das ações do projeto. Através do Instagram©, foi apresentado aos seguidores da página a síntese central que o Terra em Movimento carrega bem como postagens dos eventos já realizados. Posteriormente serão lançados vídeos educacionais e palestras na plataforma YouTube© de modo que facilite o entendimento de questões de complexo cunho geocientífico ao público. A depender dos resultados destas ações virtuais, poderão ser criadas contas em outras plataformas para uma maior gama de alcance da divulgação científica e futuramente tais contas poderão ser utilizadas pelo departamento de geologia da UFC para divulgação de C&T relacionados a geologia para sociedade. Embora tais ações sejam temporárias, elas podem tornar-se um suporte para a situação presencial, pois o manuseio pratico de rochas, minerais, fósseis e outros materiais são experiências essenciais ao aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão