USO DE MÍDIAS SOCIAIS E PLATAFORMAS DIGITAIS NO ESTREITAMENTO DE VÍNCULO ENTRE CORPO DISCENTE, CORPO DOCENTE E COMUNIDADE DURANTE PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • PÂmela Pessoa Maia dos Santos
  • Livia Maria Sales Pinto Fiamengui
  • Karina Matthes de Freitas Pontes
  • Antonio Materson da Silva
  • Maria Alice Vale de Lima
  • Livia Maria Sales Pinto

Resumo

O cenário atual, permeado por desafios devido à pandemia da COVID-19, fez com que os projetos de extensão promovidos por Instituições de Ensino Superior brasileiras, até então quase que completamente voltadas à modalidade presencial, tivessem que se readequar. O vínculo professor-aluno-paciente sempre esteve no alicerce do Projeto de Extensão Dores Orofaciais e Distúrbios da ATM (GEDO), o que foi diretamente impactado com a pandemia. O uso de mídias sociais e plataformas digitais foi essencial para traçar possibilidades de ensino e de atenção à comunidade, através de estudo de artigos, apresentação de seminários, além de viabilizar a manutenção do vínculo com a população, por meio de postagens em mídias sociais e atividades de escuta e orientações online. Diante disso, o objetivo desse trabalho é descrever as atividades remotas até então realizadas pelo GEDO, retratando os caminhos traçados para promoção de saúde, fomentando o vínculo entre a universidade e a sociedade alicerçados nos pilares de Ensino-Pesquisa-Extensão. Para isso, será descrito como forma de relato de experiência as ações desenvolvidas pelo projeto, as metodologias utilizadas e os impactos sociais almejados. Buscou-se realizar postagens recorrentes nas redes sociais do projeto, divulgando conteúdos destinados a educação em saúde dos pacientes e a formação profissional. Além disso, para fortalecer o vínculo do projeto com a comunidade, foi executado atividades semanais de escuta e orientações online a pacientes, em que, por meio de um cadastro prévio, se estabelecia um contato individualizado entre um membro do projeto, o paciente e o professor orientador com finalidade de identificar a(s) queixa(s) do paciente, fatores de risco e ofertar orientações adequadas. Dessa forma, pode-se concluir que a continuidade das ações de extensão contribui para minimizar os impactos negativos da pandemia nos indivíduos com Dor Orofacial assistidos pelo Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão