USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DO PODCAST “ENGENHARIA DE QUÊ?”

Autores

  • Ingrid Lima Santos
  • Agda Sophia Silva Vieira
  • Lara Mota Soares
  • Letícia Alencar Fernandes
  • Kaliana Sitonio Eca

Resumo

As redes sociais estão se tornando as principais ferramentas de comunicação e de divulgação de informações nos últimos anos; principalmente durante a pandemia, o Instagram se tornou a vitrine de pessoas, produtos e serviços. Com um grande poder influenciador na atual sociedade, esta rede é usada para a divulgar produtos e serviços, vendas e compartilhamento de informações. Desse modo, a associação de projetos educacionais a esta ferramenta possibilita a difusão de informações entre o público universitário de maneira leve e descontraída. Sendo assim, pode-se visualizar essa relação no projeto de podcast “Engenharia de Quê?”, que visa disseminar informações e conhecimentos sobre temas relacionados à engenharia de alimentos através de plataformas digitais. A estratégia de marketing utilizada consiste em aproveitar as ferramentas que o Instagram proporciona, como uso dos stories (às terças), publicações no feed (às quartas), vídeos e Reels (às quintas) com um cronograma semanal voltado para o episódio, o qual é lançado às sextas, buscando sempre instigar os seguidores a escutar o material completo nas plataformas de áudio. Após a implementação desse plano de divulgação foram postados 17 episódios, um por semana, e de acordo com os dados fornecidos pelo Instagram, após a implementação de uma estratégia fixa de postagens, o alcance da conta aumentou 59,8%; além disso o número de seguidores cresce todos os dias e os Reels, com um trecho do episódio que será lançado, são os principais responsáveis pela atração de novos seguidores. Com informações do Anchor, plataforma utilizada para a distribuição do podcast nos aplicativos e sites de áudio, o podcast apresenta uma média de 63,12 plays por episódio. Com base nos dados obtidos, conclui-se que as estratégias de divulgação estabelecidas há seis meses continuam atraindo seguidores para o perfil do podcast no Instagram, além de contribuir com um maior alcance e visibilidade dos episódios do “Engenharia de Quê?”.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão