UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA REELS DA PLATAFORMA INSTAGRAM NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.

Autores

  • Vitoria Elen Felix de Paula
  • Daniel Santos Lopes
  • Rodrigo Duarte Rocha Braga
  • Carla Vitória de Castro Nobre
  • Marcos Vinícius Melo do Nascimento
  • Jair Mafezoli

Resumo

O Clube da Química (Cluqui) está localizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), é um projeto de extensão que desenvolve parcerias universidade-escola promovendo o ensino e desmistificação da Química, além da divulgação científica. O projeto aderiu as redes sociais, visto que elas revolucionaram a comunicação em tempos remotos. Plataformas como o Instagram podem ser usadas para o compartilhamento de conteúdos científicos direcionados a um público em longa escala, por isso, elas podem ser verdadeiras aliadas na promoção da ciência como forma de educação informal, alfabetização científica e visibilidade pública. O Clube da Química fez uso da ferramenta Reels, encontrada na plataforma do Instagram, tal ferramenta se trata de vídeos curtos que são gravados por membros do projeto atrelado ao assunto de química que se quer abordar. Desse modo, os vídeos visam apresentar os conteúdos de maneira interessante, com uma linguagem acessível ao leitor, bem como promover a interação do público através do uso dessa ferramenta. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos resultados que os vídeos apresentaram, bem como elencar estratégias utilizadas que foram bem sucedidas a fim de inspirar ações de divulgação científica em redes sociais. Dessa forma, atribuímos os bons resultados às diferentes formas que os assuntos foram abordados, da comunicação utilizada que foi um grande aliado para seu engajamento. Além disso, cabe destacar que a rede social pode inspirar pessoas, gerar interesse e confiança na ciência, promovendo impactos individuais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão