UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS E CONTEÚDOS DA BOVINOCULTURA E BUBALINOCULTURA

Autores

  • Luna Munielly Alves Costa
  • Alan Martins de Araujo
  • Breno Felipe Guimarães Mota
  • Bruno Ramires Macedo Costa
  • Helen da Silva Andrade
  • Andrea Pereira Pinto

Resumo

Desde o início da pandemia as atividades do Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura e Bubalinocultura (GPEBOV), vêm sendo exercidas por meios digitais. O objetivo é melhorar a estratégia de marketing, aumentando a divulgação e atraindo mais pessoas que se interessem pelo conteúdo. No primeiro semestre foi planejado e divulgado o novo ciclo de palestras mensais, intitulado “Bovino Show”. O evento foi apresentado via YouTube e sua divulgação foi constituída por publicações no “stories” do Instagram do grupo, bem como divulgações em grupos de WhatsApp, que tinham como integrantes estudantes, produtores rurais, professores e consultores agropecuários. Observamos que na divulgação desse evento, houve um aumento de 37,7%, em comparação aos meses anteriores, no número de contas que passaram a seguir o Instagram do grupo, com um aumento de 24,1% no alcance dos posts. Pudemos observar que houve um interesse considerável de pessoas em relação ao conteúdo exibido nas redes sociais do grupo, gerando maior interação, não apenas na divulgação e desenvolvimento das palestras, mas na comunicação direta com o público. As visitas no Linktree tiveram aumentos de mais de 420%, atribuídos ao acesso às inscrições, ao canal e aos certificados, que ficavam acoplados em um único link, facilitando o acesso dos participantes e as atividades do grupo. Contudo, mesmo com o percentual alto de acesso às mídias sociais, observamos uma queda brusca de inscritos nas palestras, se comparado ao evento “Na Mira do Búfalo” (2020). Acreditamos que essa queda seja devido à saturação de eventos online ocorridos desde o início da pandemia, com diversas palestras sendo realizadas simultaneamente, nos canais de grupos de estudos e sites de produtores rurais. Conclui-se que as mídias sociais são uma boa forma de aumentar o alcance na divulgação de informações e realização de palestras, entretanto, deve ser utilizado com cuidado, pois sua saturação pode vir a ser prejudicial, acarretando um efeito inverso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão