UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM AÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROJETO SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Lucas Vasconcelos de Oliveira
  • Adriana Camurça Pontes Siqueira
  • Diana Valesca Carvalho
  • Dhébora Paiva Lima
  • Elizangela Alves de Oliveira
  • Adriana Camurca Pontes Siqueira

Resumo

A sociedade atual está sujeita a receber e transmitir um grande número de conteúdos e informações. Isto pode fazer com que a mesma passe rapidamente por modificações, seja cultural, econômica, política ou nos meios e métodos educacionais. Com a pandemia do COVID-19, os projetos passaram a ser realizados virtualmente. Assim, novas formas de interação e de abordagem de conteúdos educacionais tiveram de ser exploradas. As TICD (Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais) são instrumentos utilizados na área da educação e são considerados facilitadores do ensino e aprendizagem, incentivando a interação dos alunos com o conteúdo que está sendo abordado. O aplicativo Kahoot passou então a ser amplamente utilizado como tal ferramenta de aprendizagem. O trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do aplicativo Kahoot como ferramenta de aprendizagem durante uma das ações do Projeto Educação Alimentar e Nutricional, Saúde e Qualidade de Vida, com estudantes do 6o. ao 9o. ano de uma escola da rede privada de Fortaleza-CE. Com a pandemia, o uso das TICD aumentou consideravelmente, inclusive no âmbito educacional. O Kahoot é um jogo de perguntas e respostas que devem ser respondidas pelos participantes em tempo determinado. O aplicativo foi utilizado durante um dos encontros do Projeto com os estudantes, em setembro de 2021. Foram desenvolvidas vinte e cinco perguntas que abordaram desde hábitos alimentares e costumes dos estudantes, como: frequência com que consumiam frutas e praticavam atividades físicas; classificações básicas dos alimentos: in natura, processados e ultraprocessados; frutas tradicionais do Nordeste e técnicas, insumos e utensílios básicos utilizados na cozinha. Pode-se concluir que com a utilização do aplicativo Kahoot os alunos tiveram um grande aproveitamento na absorção dos conteúdos abordados, já que estes foram trabalhadas de forma dinâmica e interativa por meio do aplicativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão