VISIBILIDADE DE VÍDEOS VOLTADOS PARA PEQUENOS E MÉDIOS SUINOCULTORES

Autores

  • Jose Ramon Santos da Silva
  • Lara de Andrade Cavalcante
  • Pedro Henrique Watanabe

Resumo

A informação sobre técnicas e novas formas de manejo para produtores de suínos ainda é pouca acessível, acarretando em muitos prejuízos financeiros, seja devido à distância ou a falta de acessibilidade aos meios de comunicação. Além disso, com a pandemia de COVID-19, com a impossibilidade de disseminação destas informações de forma presencial, as atividades de extensão foram adaptadas a realidade perdurando até o presente momento. Devido a esse período pandêmico, uma das alternativas seria a utilização das redes sociais para se comunicar e procurar informações, evoluindo assim, a forma como nos comunicamos ou realizamos certas atividades na produção de suínos. Assim, a partir do projeto de extensão do Núcleo de Estudos em Suinocultura – NES, objetivou-se a elaboração de vídeos para auxílio a pequenos e médios produtores suinocultores com temas relacionados a produção de suínos. Com base em questionário aplicado em ações anteriores, observou-se a busca por informações sobre nutrição de suínos, sendo o tópico escolhido para esta ação. Foram elaborados 3 materiais sobre alimentos alternativos, micotoxinas e calcacário calcítico, sendo compartilhado por meio do aplicativo Instagram, conseguindo alcançar em um só vídeo 803 contas, com resposta a dúvidas nas mensagens do aplicativo. Embora haja dificuldade para dimensionar o alcance quanto a visualização do material pelos pequenos e médios suinocultores, observa-se que a elaboração de vídeos e a divulgação de material em redes sociais apresenta potencialidade como divulgação em atividade de extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão