VIVÊNCIAS DA INTERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ESTUDANTES POR MEIO DO JOGO KIT-GAM NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTIL EM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Glaydson de Araujo Ferreira
  • Camille Riani Braga
  • Mariana Nascimento Domingues
  • Nara Gomes Rego Sampaio
  • Rubia Ellen Campelo Costa
  • Ana Paula Soares Gondim

Resumo

Introdução: o Guia da Gestão Autônoma da Medicação promove a autonomia da pessoa que faz uso de medicamentos psiquiátricos. Em 2020, o projeto de extensão “Centro de assistência farmacêutica e saúde mental para o desenvolvimento de habilidades e competências” realizou adaptação do Guia para jogo (Kit-GAM). Esse jogo propicia interação lúdica do processo saúde-doença, empoderamento, protagonismo e capacitação na utilização do medicamento psicotrópico. Some-se a isso, a pandemia Covid-19, que exigiu uma readaptação do Kit-GAM para o uso das mídias digitais. Objetivo: descrever a interação entre adolescentes, profissionais de saúde e estudantes por meio do Jogo Kit-GAM de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Fortaleza/CE em período pandêmico. Metodologia: relato de experiência da vivência dos participantes com o jogo de cartas “Kit-GAM” e uso de mídias digitais. O jogo composto por 3 jogos. Participaram sete adolescentes (usuários do centro), três estudantes de farmácia e uma psicóloga (profissional do centro). Foram sete oficinas para aplicação do jogo e criação de um grupo no WhatsApp com encontros semanais e encontros presenciais. Resultados: a interação em grupo inicia-se com a descrição das atividades realizadas como as oficinas com os membros dispostos em círculo nos encontros presenciais. O encontro de forma remota ocorreu alternando aos encontros presenciais. O grupo no WhatsApp viabilizou a comunicação entre os participantes. Os avisos e orientações sobre as oficinas eram repassadas no grupo on line. Conclusões: A adesão e engajamento dos profissionais demonstram a disponibilidade por parte da instituição de ouvir e firmar parcerias com a universidade no intuito de promover novas ações para o cuidado centrado ao paciente. A participação dos adolescentes que demostraram interesse pelo jogo, indica que é possível abordar e discutir temáticas do cuidado sob outro prisma, o do protagonismo juvenil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão