Estratégias de ensino de Sistemas Lineares no contexto da pandemia

Autores

  • Roberto Aaron Marques Braga
  • Bismark Claure Torrico

Resumo

Sistemas Lineares é disciplina base para vários conteúdos da Engenharia Elétrica, tais como Controle de Sistemas Dinâmicos, Eletrônica de Potência, dentre outros. A proposta do projeto foi facilitar o aprendizado e motivar os alunos. Para tornar as aulas visualmente mais interessantes, necessidade intensificada pelo ensino online decorrente da pandemia, foi continuado o projeto já iniciado pelo professor orientador de reescrever em Latex as apresentações que estavam no Power Point. Ainda no contexto do uso de plataformas digitais, foi criado um grupo de comunicação virtual com os alunos, por meio do qual enviou- se, no decorrer do projeto, exemplos de simulação computacional e dez cartões numerados de dicas, resumos e aplicações sobre o conteúdo, chamados de "Bizurando Sistemas Lineares", conforme linguagem já utilizada pelos estudantes para tratar desse tipo de material. Essa produção pode ser continuada por monitores futuros, de modo a criar uma base de conhecimento de rápido acesso sobre a disciplina. Também para contribuir com a construção de um banco de conhecimentos, transcreveu-se para o Latex todas as provas anteriores da disciplina que, fornecidas pelo professor orientador, poderão complementar o estudo. No início do semestre foi obtida, por meio da bolsa fornecida pelo projeto, uma mesa digitalizadora, a qual permitiu que as aulas de monitoria fossem ministradas com maior desenvoltura. O dispositivo adquirido foi fundamental para detalhar as soluções dos problemas, o que importante em uma disciplina teórica. Por fim, um dos fatores determinantes para que o projeto de monitoria tenha sido bem sucedido foi a atenção dedicada às dúvidas dos alunos por meio de plantões "tira-dúvidas", realizados de maneira individual e em grupo e em horários convenientes para os estudantes. O retorno por parte dos alunos foi bastante positivo, o que fica comprovado por pesquisa realizada com os alunos por meio de formulário eletrônico.

Downloads

Publicado

2022-01-01