IDENTIFICAÇÃO DOS NÍVEIS COGNITIVOS NAS QUESTÕES DO ENADE NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRUTURA TEXTUAL DE QUESTÕES ABERTAS

Autores

  • Maria das Graças Alves Carvalho
  • FRANCISCO EMERSON FERREIRA DE MACEDO LAILSON SERAFIM DE SOUZALUíSA GARDêNIA ALVES TOMé FARIAS
  • Janaina Lopes Leitinho

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Graduação em Engenharia foram reformuladas e publicadas no ano de 2019. As novas Diretrizes, como são chamadas atualmente, foram pensadas com foco no mercado de trabalho do engenheiro e olhos no perfil necessário dos estudantes para atender as demandas do mundo contemporâneo. Para atingir os objetivos as DCNs lançou mão do desenvolvimento de competências, aprendizagem ativa e uma maior flexibilização curricular. Em meio a mudanças tão necessárias e a formação dos estudantes, os docentes de engenharias, que por vezes não possuem formação licenciada, empenham-se em aprender métodos de ensino para melhor adequar-se. Sem dúvidas aprender metodologias como aprendizado baseado em problema, sala de aula invertida, métodos investigativos são de muita importância para o ensino com foco nas competências, no entanto, exige também mudanças nos métodos avaliativos. As ferramentas de avaliações tradicionais como provas e arguições precisam adaptar-se para melhor aquilatar e apreciar as competências. Assim, este trabalho possui como objetivo analisar questões do ENADE quanto aos níveis do domínio cognitivo necessários para o desenvolvimento das competências e, com base nas observações estruturais das questões, montar um apanhado que viabilize estabelecer uma estrutura básica de questões abertas que permita verificar o alinhamento entre os temas abordados e objetivos curriculares. Inicialmente coletou-se questões de provas do ENADE de múltipla escolha e aberta para identificação e avaliação das habilidades referentes ao domínio cognitivo. Esta avaliação foi realizada usando três níveis sendo eles o básico que compreende o conhecimento factual (memorização de fatos e sua recuperação), o intermediário que avalia os conhecimentos adquiridos, a capacidade de compreensão e interpretação e o avançado o qual avalia o poder do estudante em analisar, sintetizar e avaliar problemas complexos e propor soluções com base nos conhecimentos de engenharia. Com base na classificação cognitiva das estruturas das questões do ENADE observou-se uma distribuição textual nas seguintes etapas contextualização ou circunstância, descrição da situação problema ou tatos; análise; competências e habilidades a serem desenvolvidas e informações ou orientações para resolução. Avaliando a estrutura textual com foco na avaliação cognitiva, verifica-se portanto, que as questões abertas devem ser elaborada em etapas permitindo ao leitor a construção de links cognitivos nos três níveis (básico, intermediário e avançado). A abordagem parcial dos níveis cognitivos também são verificadas nas questões do ENADE e se aconselha o uso em testes que se pretende ir aumentando gradualmente o conhecimento aplicável as competências.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência