GUIA BIXO: UMA FERRAMENTE DE APOIO AOS INGRESSANTES
Resumo
O primeiro ano do ensino superior, é de extrema importância na vida do discente, visto que as suas experiências irão influenciar em sua permanência na universidade e na melhora do desempenho acadêmico. A forma como os alunos integram o ambiente do ensino superior fará com que estes desfrutem melhor as oportunidades proporcionadas pela universidade, contribuindo para a sua formação profissional e no desenvolvimento psicossocial. Os alunos que se integram academicamente e socialmente desde o início de seus cursos têm mais probabilidade de crescer intelectual e pessoalmente, quando comparados aos alunos que enfrentam maiores dificuldades durante a transição para a universidade. A experiência universitária não se limita à formação profissional, principalmente nos primeiros anos, onde os jovens que ingressam no ensino superior precisam passar por grandes adaptações, onde o impacto da universidade, transcende a profissionalização. Nesse sentido, o objetivo do projeto é colaborar para elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes com o fornecimento de informações sobre os principais serviços oferecidos pela universidade. O trabalho foi realizado durante a VII Semana de Ambientação e Integração com a palestra “Guia Bixo”, as informações importantes sobre o evento foram obtidas por meio de formulários do Google, resultando na obtenção de informações sobre o Guia, no qual as suas principais funções eram fornecer informações sobre o funcionamento do sistema avaliativo, atendimento com nutricionista, psicólogo e a aquisição de bolsas. Por meio dos feedbacks dos alunos pode-se constatar que o guia foi imprescindível para propagação de informações até então desconhecidos, principalmente para os ingressantes, os quais relataram que o evento os proporcionou maior integração com o campus. Dessa forma, o estudo promoveu melhorias na qualidade do ensino superior e colaborou com o desenvolvimento intelectual e social dos alunos dentro da universidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
Encontro de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.