ANÁLISE DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – UM ESTUDO COMPARATIVO NOS ANOS DE 2017 A 2020

Autores

  • Michel Gonzaga dos Santos
  • Carlos Alex Martis Oliveira
  • João Cesar Moura Mota
  • Gisele A de A Freitas
  • Walter da Cruz Freitas Junior

Resumo

Os programas de bolsas em atuação na Universidade Federal do Ceará (UFC) têm se mostrado de grande valia na vida do estudante de graduação. Esses programas não apenas procuram mitigar os eventuais problemas socioeconômicos enfrentados pelos alunos, mas também visam de alguma forma, proporcionar um ambiente de aprendizado, fora dos limites de uma sala de aula convencional e, em alguns casos, permite ao bolsista transcender os limites da universidade, contribuindo de forma de forma ativa com a sociedade. Tendo em visto, o alto grau de relevância destes programas, faz-se necessário que a universidade tenha um rigoroso controle de qualidade. Nesse contexto, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) se disponibilizou para desenvolver um estudo, tendo como base dados de alunos de todos os cursos da UFC, a contar do ano de 2017 até o ano de 2020. Neste estudo foram considerados indicadores, tais como IRA individual, IRA geral, carga horária matriculada, carga horária onde o aluno teve sucesso, dentre outros indicadores. Foram avaliadas a evolução temporal em média de cada indicador, em nível macro, considerando a universidade com um todo e a nível micro, a nível unidades acadêmica, e curso. Avaliar e procurar compreender o efeito dos programas de bolsas dos alunos foi de uma relevância ímpar, pois os resultados obtidos podem ser utilizados para a tomada de decisões a respeito de cada programa, visando corrigir eventuais pontos a serem corrigidos, bem como, aperfeiçoar ainda mais a excelência desses programas, beneficiando assim tanto a instituição de ensino, quanto o corpo discente.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica