AVALIAÇÃO COM BASE NA SUSTENTABILIDADE (ABS): OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE AVALIAR POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Maria Alane Pereira de Brito
  • Antônio Alberto Freitas
  • Aurélio Nestor da Silva André
  • Suely Salgueiro Chacon

Resumo

Frente à avaliação de políticas públicas enquanto etapa do chamado “ciclo das políticas” destinada somente à mensuração de resultados dos programas e projetos políticos, a avaliação também constitui um campo de estudos aplicados, em que as universidades têm atribuído considerações importantes. A Universidade Federal do Ceará (UFC), especificamente, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAAP) e do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) traz inovações acerca dos processos de avaliação, com outros enfoques epistemológicos e metodológicos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a Avaliação com Base na Sustentabilidade (ABS), evidenciando a contribuição do corpo docente e discente na construção de novas possibilidades de avaliação de políticas públicas. Para isto, a metodologia, traz uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu através da pesquisa bibliográfica, em artigos advindos de Revistas Científicas e Periódicos, e livros. Como resultados, apresentamos a ABS como um percurso avaliativo para políticas públicas que se baseia nas premissas da sustentabilidade, formulado pelas professoras Suely Chacon e Verônica Salgueiro (2020). Ressalta-se que a ABS não se trata de avaliar políticas direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável, mas avaliar sob o prisma da sustentabilidade. Tais abordagens rompem os paradigmas de processos avaliativos positivistas, onde os resultados genéricos são sua principal finalidade, e alimentam o desenvolvimento do pensamento crítico dos avaliadores, os quais refletirão sobre diversos aspectos como o contexto social, ambiental, político e econômico. A ABS ainda se ancora nos pilares propostos pela Agenda 2030, presentes nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estimulando a reflexão da urgência de novas formas de governança. Em conclusão, agradecemos à CAPES e à FUNCAP pelo apoio na realização da pesquisa.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica