ESTUDO DE UM NOVO INDICADOR NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA CONTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Carlos Alex Martins Oliveira
  • João Cesar Moura Mota
  • Gisele A de A Freitas
  • Wagner B Andriola
  • Carlos Maurício de Sousa
  • Joao Cesar Moura Mota

Resumo

A Avaliação Educacional é importante para acompanhar a qualidade da relação ensino-aprendizagem, pois sem essa informação de retorno há prejuízo para sistemas e processos educativos, não favorecendo a identificação dos elementos importantes à melhoria e o sucesso dos mesmos. Visando a melhoriaos cursos de graduação na UFC, considerou-se incluir o apoio do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG) a fim de que estudantes de pós-graduação atuem em apoio aos alunos e aos cursos de graduação (CGs). Neste sentido, procurou-se identificar os componentes curriculares (CPs) dos CGs que indicariam dificuldades para a obtenção de sucesso (aprovação) pelos alunos. Um estudo sobre as turmas dos CPs de 2015.1 a 2022.1 foi realizado para dimensionar o desempenho acadêmico do alunado. Portanto, a pesquisa nessa área é importante como um passo inicial para a extração de conhecimento e à busca de soluções. Como uma forma de medição de desempenho educacional dos alunos, dos CGs e das unidades acadêmicas (UAs) para cada período letivo, criou-se o NASS (Número de Alunos Sem Sucesso). Com o NASS, é possível verificar quais os CPs que estão gerando maiores dificuldades para o alunado, os GGs e as UAs. O NASS de cada CP compreende a soma do número de alunos matriculados com: reprovação por nota, reprovação por falta, trancamento e supressão, e foi obtido para cada curso, unidade acadêmica e campus. Alguns CPs têm se destacado por terem maiores valores de NASS com maior frequência, identificando-os a determinadas áreas de conhecimento mais do que a outras. Este estudo objetiva contribuir na avaliação educacional da UFC.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica