EVASÃO DOS COTISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Adriana Castro Araujo
  • Wagner Bandeira Andriola

Resumo

A Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, representa a mais importante política de ação afirmativa já implementada no país no âmbito do ensino superior público federal. Atualmente essa política está sendo avaliada em decorrência dos dez anos de sua sanção. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a evasão dos alunos cotistas no contexto da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o fito de produzir informações válidas e fidedignas de modo a auxiliar os gestores públicos no desenvolvimento de ações destinadas a potencializar a efetividade dessa política pública. Para tanto, comparou-se as taxas de evasão de alunos cotistas com as taxas de evasão de alunos não cotistas, considerando o interstício entre os 2013 a 2017, de todos os cursos de graduação agrupados em quatro grandes áreas do conhecimento, quais sejam 1 - Ciências Sociais Aplicadas; 2 - Ciências da Natureza, Engenharias e Tecnologias; 3 - Ciências Humanas, Educação e Educação Física; 4 – Ciências da Saúde. Após as análises estatísticas, constatou-se que os cotistas na UFC estão evadindo em maior proporção do que os alunos não cotistas em todas as áreas de conhecimento. Concluiu-se que é urgente a necessidade de investigar de forma minuciosa as causas desse elevado percentual de evasão entre os cotistas da UFC dado que na literatura científica há pesquisas que revelam que os cotistas em algumas instituições federais evadem cinquenta por cento menos que os alunos não cotistas, o que leva a crer que algo pode ser feito no âmbito da UFC para mitigar esse problema. Outrossim, desde já, a Pró-Reitoria de Graduação da UFC pode, junto às coordenações dos cursos de graduação, acompanhar, de forma diferenciada, desde o ingresso na universidade, esses alunos fragilizados econômica e socialmente, de modo a minimizar as possibilidades de evasão e tornar a políticas de cotas mais efetiva, potencializando seu impacto social.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica