IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A SAÚDE MENTAL DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)*

Autores

  • Jose Lima Teixeira
  • Wagner Bandeira Andriola

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou uma série de impactos na rotina de bilhões de pessoas nos últimos dois anos e meio, sobretudo no âmbito das organizações. As Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que se adaptar rapidamente aos desafios impostos pelo cenário da pandemia, de modo a garantir a saúde mental dos trabalhadores e manter as rotinas laborais de atendimento do seu público. A pesquisa objetiva avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 sobre a saúde mental dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como averiguar as repercussões sobre o desempenho institucional. A coleta de dados primários através do uso de questionário eletrônico, disponibilizado via Plataforma Google Docs, permitiu averiguar as respostas preliminares de 199 servidores da UFC, sendo a maioria de técnicos-administrativos (61,3% ou 122 pessoas) exercendo funções administrativas (53,3% ou 106 indivíduos) e que apresentaram sintomas associados à Covid-19 (69,3% ou 138 sujeitos), alguns destes com sequelas sobre a saúde (43,5%% ou 60 respondentes), tais como: tosse seca; queda de cabelo; falta de olfato e paladar; fadiga física e mental; tendência à depressão; desestímulo para o trabalho. A pandemia acarretou novos desafios para as IES, principalmente para a gestão de pessoas, cujas Políticas Internas de Gestão tiveram que se adaptar rapidamente para manter a qualidade de vida no trabalho e a produtividade. Assim sendo, para a ampla maioria dos respondentes (76,4% ou 152 sujeitos) o tele-trabalho ou home office não prejudicou a produtividade laboral, incrementando a satisfação com o exercício laboral (60,3% ou 120 servidores). Trata-se, portanto, de um estudo que demanda profundas reflexões não apenas sobre os impactos da pandemia da Covid-19, mas, também, sobre os seus desdobramentos. ----------------- * Estudo financiado pela CAPES (Edital 12/2021 – Impactos da Pandemia da Covid-19 – Processo 88887.657724/2021-00).

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica