IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE INDICADORES USADOS EM RANKINGS INTERNACIONAIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)*

Autores

  • Wagner Bandeira Andriola
  • Rita de Fátima Muniz

Resumo

No Brasil, além do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o gerenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) também levam em consideração o desempenho em rankings internacionais. Na literatura da área, destaca-se o trabalho de Andriola e Araújo (2018) por apropriar-se desses três sistemas de indicadores (QS-WUR, WEB, SIR), e apresentar os valores obtidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no período 2011 a 2015. Contudo, nos anos recentes, o mundo foi palco de uma Pandemia, provocada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-CoV-2, que dizimou milhares de vidas e que levou as Instituições de Ensino a funcionarem de forma remota e adotarem o Ensino Híbrido. Objetivou-se averiguar os impactos da Pandemia na pesquisa científica e nas produções acadêmicas da UFC, evidenciados mediantes esses rankings. Adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e bibliográfica, assim como a base de dados disponibilizados pelos três indicadores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa ex-post-facto, embasada nos autores Morril (2000); Andriola (2014); Andriola e Araújo (2018), Muniz (2020), dentre outros. Os principais resultados do estudo apontaram que a pesquisa científica e a pós-graduação na UFC, começaram a apresentar sinais de recuperação nesses rankings na edição de 2022. Essa Universidade, embora tenha decaído de posição no Indicador SIR em relação à América Latina e ao mundo nas edições de 2019 a 2021, na edição de 2022 melhorou significativamente sua posição no mundo (644º lugar em 2020, para 591º em 2022). No tocante ao indicador QS-WUR, na edição de 2021 a UFC sobressaiu-se, melhorando sua posição na América Latina. A mesma migrou do 60º lugar em 2020, para 54º em 2021; e para a colocação 58º em 2022. No indicador WEB, as informações são insuficientes para firmar-se um posicionamento. * Projeto financiado pela CAPES (Edital 12/2021 – Impactos da Pandemia da Covid-19 – – Proc. 88887.657724/2022).

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica