IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)*

Autores

  • Sheila Maria Muniz
  • Wagner Bandeira Andriola

Resumo

No ano de 2019, o mundo foi palco da maior e mais devastadora pandemia da era moderna, ceifando a vida de mais de 14,9 milhões de pessoas, denominada Covid-19, uma síndrome respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os primeiros registros se remetem à cidade de Wuhan, na China, cenário do seu surgimento. Estamos lidando com um inimigo invisível, altamente perigoso e potencialmente letal, trazendo consigo consequências devastadoras, que não serão sentidas apenas a curto prazo, mas, inclusive, a médio e longo prazos, de acordo com estudos em curso que abordam tal temática, bem como com o que os esforços e a integração de várias frentes e áreas do conhecimento têm apontado. Logo, com tantas áreas a serem pesquisadas quanto aos efeitos danosos que a pandemia trouxe, esta pesquisa centra-se no campo da Educação Superior, e visa contribuir com o sistema universitário brasileiro, abordando os impactos da pandemia da Covid-19 sobre os cursos de Graduação e de Pós-graduação. A análise preliminar de dados secundários, obtidos no anuário Estatístico da Universidade Federal do Ceará 2022 (Ano base 2021), indica que comparando-se o período pré-pandemia (2018 e 2019) com a pandemia (2020 e 2021): (i) houve redução de 9% na diplomação de alunos de graduação; (ii) houve redução de 14% na Taxa de Sucesso na Graduação; (iii) houve incremento de 21% entre os alunos matriculados. Estes dados revelam que o desempenho dos cursos de graduação foram impactos muito fortemente em decorrência da Covid-19, com a taxa de diplomação dimiunindo e com maior represamento de alunos, ocasionando maior número de matrículas. Estes dados, bem como outros indicadores de desempenho, serão analisados à luz da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), de modo a se fortalecer as inferências estatísticas. ------------- * Estudo financiado pela CAPES (Edital 12/2021 – Impactos da Pandemia da Covid-19 – Processo 88887.657724/2021-00).

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica