OS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FINANÇAS CORPORATIVAS 1: UMA AVALIAÇÃO

Autores

  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

INTRODUÇÃO. Na perspectiva do docente da disciplina de Finanças Corporativas 1, entender e compreender a evolução do campo de estudo é primordial. Porém, isso não acontece sob o olhar do estudante. O cotidiano da sala de aula assinala quão tedioso é fazer leituras de cunho histórico. Para despertar o interesse, partiu-se de algo que provocasse a “mão na massa”. E aqui se remeteu ao instrumental do mapa mental. QUESTÃO PROBLEMÁTICA E OBJETIVO DO ESTUDO. A questão erigida foi: Qual o desempenho dos mapas mentais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Finanças Corporativas 1? PRINCIPAL LINHA TEÓRICA. Edmondson (2000) considera a produção de mapas mentais uma ferramenta com potencial de aprendizagem e fortalecimento do processo avaliativo. APARATO METODOLÓGICO. Trata-se de um estudo de caso contemplando uma realidade específica de um ambiente educacional no período semestral 2022.1 e 2. O método de captura de dados são os artefatos gerados pelos sujeitos de pesquisa cujo tratamento analítico se apoiou na análise de conteúdo. O plano de validação foi calcado na submissão crítica de pesquisadores em educação. RESULTADO DE CAMPO. 86% dos alunos apresentaram uma resposta esperada conforme a lógica da estrutura do método mental. Os demais ou não entregaram a atividade ou não obtiveram êxito na edificação do mapa. A GUISA DE CONCLUSÃO. As evidências reforçam o vigor do instrumental pedagógico, resgatando o interesse e paralelamente o domínio requerido para fins do porque os elementos conceituais existem no bojo da disciplina.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Avaliação Cientifica e Acadêmica