NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM ESTÁGIO: UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Flavia Mendes Lopes
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

Este estudo tem como enfoque refletir sobre a prática das professoras de uma instituição de Educação Infantil desenvolveram ambientes de aprendizagens para as crianças no percurso remoto e híbrido, no retorno das atividades no final da pandemia. Para garantir o direito das crianças, foi necessário que os profissionais da instituição procurassem novas estratégias para construir um novo fazer pedagógico que, mesmo em um formato diferente, pudessem continuar promovendo o desenvolvimento integral dessas crianças. O trabalho foi construído durante o estágio da educação infantil, em que acompanhamos de maneira remota duas turmas de Infantil IV em um Centro de Educação de Maranguape. A presente investigação surgiu da inquietação ao observarmos o movimento extenso de readaptação, tanto do corpo docente, quanto das famílias e das crianças, para essa volta ao espaço escolar, que no momento estavam iniciando um novo formato; chamado híbrido. Essa nova reestruturação trouxe a necessidade de repensar cuidadosamente estratégias e práticas de ensino e aprendizagem, assim como planejar um novo tipo de acolhimento dentro deste contexto, além de reorganizar e adaptar os eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Na metodologia, a princípio tivemos dois meses de imersão em que acompanhamos de perto as atividades elaboradas e executadas pelas professoras, depois foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos sujeitos, as perguntas foram enviadas por whatsapp nos primeiros meses de 2022. Em síntese, por meio desta investigação observamos que, apesar dos variados obstáculos que influenciaram em todo o contexto educacional, e que levará anos para ser solucionado, nesta nova conjuntura o elo entre família e escola se fez presente e foi fundamental para que professores e crianças pudessem dar continuidade aos processos de aprendizagem dentro desse período tão difícil que modificou subitamente nossas relações educacionais, pessoais e sociais.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Estágios