PERCEPÇÃO DE DISCENTE ACERCA DO DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL DURANTE ESTÁGIO.

Autores

  • Gabriel Lucas Ferreira da Silva
  • Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

Resumo

Introdução: Sabe-se que o sistema neurológico é um dos sistemas que podem apresentar manifestações clínicas das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Dessa forma, a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), distúrbio do movimento caracterizado pela urgência de movimentação dos membros inferiores, tem sido evidenciado como uma manifestação extra intestinal recorrente entre pacientes com DII. Objetivo: Relatar a percepção de estagiário no contato com portadores de DII diagnosticados com SPI. Metodologia: Relato de experiência de estágio vivenciado entre fevereiro e julho de 2022 no setor de Gastroenterologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Resultados: As atividades propostas no estágio visavam o contato do discente com os pacientes dos ambulatórios de gastroenterologia do HUWC. Neste processo foram selecionados portadores de DII para avaliação da prevalência de SPI nesta população, utilizando questionários de qualidade de vida e atividade da DII, como o Índice de Truelove-Witts modificado (ITW) e o Índice de Harvey Bradshaw (HBI), e critérios diagnósticos de SPI, de acordo com a Classificação Internacional dos Transtornos do Sono de 2014, após a apresentação do Termo de Consentimento livre esclarecido. Conclusão: Notou-se, ao fim do estágio e do acompanhamento, pelo discente, dos pacientes, a importância do seguimento com portadores de DII, visto o estigma social atrelado à comorbidade, e da investigação de manifestações extra intestinais da patologia. Ainda, a atividade foi relevante para a valorização do contato médico-paciente, a partir do reconhecimento de que quanto melhor a abordagem, melhor a assimilação e entendimento do paciente acerca de suas afecções, contribuindo, assim, como um estímulo para a formação profissional do estudante.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Estágios