REPERTÓRIOS CULTURAIS AUTORREFERENTES DAS ESTUDANTES DO PIBIC ENSINO MÉDIO UFC/IFCE: ENTRE “OLHAR O CÉU

Autores

  • Antonia Emanuelly de Oliveira Lima
  • Wendy Kauane Silva Santos
  • Samara Moura Barreto
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

A apreensão dos repertórios culturais em análise autorreferenciada das aulas de Educação Física Escolar constitui objeto analítico do PIBIC-EM intitulado - Complexidade da aprendizagem nas aulas de educação física no ensino médio: as vozes e as expectativas dos/as alunos/as, desenvolvido pelo saber parceiro entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Delineia-se como objetivo desse manuscrito, desvelar os sentidos e significados atribuídos à cultura corporal em leitura das aulas de Educação Física por estudantes participantes do PIBIC-EM. Sobre os caminhos de uma pesquisa (auto)biográfica, foram constituídos ateliês narrativos com as estudantes desse projeto, a fim de problematizar e interpretar os contextos marcados por demandas ambientais complexas a partir dos elementos da cultura corporal, em análise autorreferenciada. Pudemos desvelar que a leitura sobre o corpo estabelece sentidos e significados concernentes a saberes científicos, filosóficos, culturais, corporais e ambientais, que apresentam enunciados sobre a vida e formação das estudantes no ensino médio integrado, todavia, nem sempre estão presentes como mo(vi)mentos problematizadores nas aulas de Educação Física Escolar, pois, ainda preexiste elementos de um currículo predominantemente tecnicista. Dessa maneira, “olhar o céu” e “sinhá mandou chamar” apresentados como repertórios culturais autorreferenciados pelas estudantes, solfejam vozes sobre representações emergenciais em disposições existenciais, políticas, sociais e estéticas na leitura autobiográfica. Neste sentido, esses repertórios culturais ainda necessitam ganhar forças em atos de currículos na Educação Física Escolar do Ensino Médio Integrado, situadas a uma perspectiva ampla da própria existência e da vida escolar sobre o pensamento complexo.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio