ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE CATÁLOGO DE TEXTURAS PARA PEÇAS DO PROJETO FOTOGRAFIA TÁTIL

Autores

  • Vinicius Barrozo Rodrigues
  • Mateus Correia Loiola
  • Paloma Vasconcelos Brandão
  • Mateus Fonseca Valente
  • Roberto Cesar Cavalcante Vieira

Resumo

O projeto Fotografia Tátil visa promover a arte acessível buscando a inclusão de pessoas com limitações visuais, com enfoque na fotografia, por meio de objetos táteis. As peças táteis são inicialmente planejadas ao decompor as fotos ou pinturas em camadas que contêm elementos perceptíveis para sua identificação. São então utilizados softwares de vetorização, para preparar os arquivos de corte a laser em placas de MDF. As camadas são empilhadas e coladas de maneira a dar volume a obra que antes era exclusivamente 2D e em conjunto com a audiodescrição possibilita um entendimento melhor das obras fotográficas. Em algumas peças, para permitir a percepção de detalhes ou texturas de determinados elementos, é feita gravação a laser no topo da camada, ou adição de uma camada menor, que pode conter: cola de relevo; impressão 3D; ou pintura com tinta acrílica para pessoas com baixa visão. No ano de 2022 o projeto firmou parcerias com museus e outros projetos artísticos, com a realização de diversas exposições. A partir das experiências realizadas, entende-se que existe a necessidade de uma padronização de métodos, texturas e materiais para que as diversas exposições tenham representações comuns para os mesmos elementos visuais. O objetivo desta pesquisa está em analisar a importância da aplicação de textura e gerar um catálogo de materiais e sentidos para utilização em peças táteis em possíveis exposições futuras, beneficiando tanto as pessoas com limitações visuais como os futuros participantes do projeto de fotografia tátil. Para isto foi iniciada a pesquisa de materiais possíveis de serem utilizados, além de estilos artísticos, textura, espaço etc. Este trabalho se dispõe então a analisar as texturas e materiais, comparar os graus de identificação dos diferentes elementos da obra lisa em contraponto à obra texturizada, garantir uma maior acessibilidade das exposições e iniciar um catálogo para gerir uma padronização das peças do projeto.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online