DANÇA E GÊNERO

Autores

  • Maria Beatriz Santos da Silva
  • Francimayre de Sousa Saboia

Resumo

Este trabalho refere-se à atividade “Aulas de ritmos” que está sendo oferecida desde 2021 dentro do projeto FazerArte da Divisão de Cultura e Arte (DICART) da PROGEP existente desde 2017. O projeto visa, por meio da arte, promover a qualidade de vida dos servidores (ativos e aposentados) e, além destes, contempla empregados da EBSERH, de empresas terceirizadas, discentes e comunidade em geral; Em 2022.1 e 2022.2 a atividade foi oferecida inteiramente presencial com uma turma no campus do Pici e outra no Benfica. A quase totalidade dos participantes é de mulheres mas, não só por isso, como a metodologia para o planejamento das aulas observa-se um recorte de "Gênero", sendo selecionadas músicas que não contenham mensagens de ódio, especialmente misóginas ou machistas, conteúdo recorrente nas músicas utilizadas nessa atividade e que, geralmente, passam desapercebido pelos praticantes e público em geral. Neste pôster, pretendemos apresentar um relato de experiência em uma ação prática, o qual demonstra a relação entre a vivência pessoal dos participantes em relação ao contato com as músicas escolhidas e as conversas propostas durante as aulas. Para tanto, realizamos uma análise a partir da observação da monitora e de depoimentos dos participantes. Por fim, chegamos à conclusão de que a vivência pessoal dos participantes é importante para a compreensão e interpretação das músicas e o desenvolvimento pessoal e na autoestima.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online