EDUCADANCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE DANÇAS E DOCÊNCIA.

Autores

  • Sarah Oliveira da Costa
  • Ivna Liana Lima Ramos
  • Victoria Márcia Olímpio Magalhães
  • Victoria Halhandra Alves Gondim
  • Luciano Nunes de Sousa
  • Marcos Antonio Almeida Campos

Resumo

O presente trabalho realizado pelos bolsistas do projeto EDUCADANCE (SECULT) no período de 2022.1 e 2022.2 tem como base um relato de experiência sobre o ensino de danças para alunos da Universidade Federal do Ceará e para pessoas da comunidade maiores de 18 anos. Nesse sentido, apresentaremos, de maneira escrita e visual (com fotos), como é ensinar diferentes estilos de dança, por exemplo danças de origem africana, k-pop, funk, tango e axé, com diferentes público-alvo, mostrando suas especificidades. Os objetivos deste trabalho são analisar o processo de criação coreográfica, a adaptação das coreografias para diferentes situações que possam ocorrer durante as aulas e a evolução dos alunos durante o semestre, na preparação para a apresentação final no evento da Mostra Artística, realizada na Seara da Ciência. Para isso, traremos o relato de como foi o primeiro contato na sala de aula ensinando dança pelo projeto, com as particularidades de cada estilo e diferentes alunos, sendo eles de diferentes cursos, idades, contexto social e cultural. E, a partir dessa análise compartilhada, concluímos que, ao vivenciar todo o processo de aprendizagem aluno-professor durante o período da bolsa, pudemos perceber a potencialidade da dança no desenvolvimento dos alunos, e foi possível utilizar a experiência no projeto como algo que acrescente na trajetória acadêmica e profissional, na nossa construção como futuros professores.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online