EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO NOS ESPAÇOS DA CASA DE JOSÉ DE ALENCAR: UMA PERSPECTIVA DE FUTUROS DOCENTES DE HISTÓRIA.

Autores

  • Joao de Franca Quixada
  • Clotilde Mariana Campos
  • Frederico de Andrade Pontes

Resumo

Objetivamos fazer reflexões quanto à mediação cultural na Casa de José de Alencar (CJA), equipamento vinculado à UFC, na visão de dois historiadores em formação. Para pensar diferentes maneiras de utilizar esse espaço cultural, traçando possibilidades ao ensino de História e à prática docente nos espaços de educação não formal. Pinacoteca Floriano Teixeira: Desenhada para expor pinturas de Floriano Teixeira na sua perspectiva das obras de Alencar. Mediá-la é utilizar dos quadros para produzir ponderações a respeito de conceitos como “construção de identidades”, sob os quais, observando quadros que ilustram O Sertanejo (1875) ou O Gaúcho (1870), notamos o processo de criação identitária de certos grupos idealizados por José de Alencar, e que foi abraçado por um imaginário geral como um aporte para o cânone identitário. Museu Arthur Ramos: Destinado à pesquisa de Arthur Ramos e de Luiza Ramos, podemos refletir sobre as africanidades no Brasil. A mediação foca em discutir sobre as permanências históricas de diferentes aspectos afro-brasileiros na sociedade do país de hoje. Podemos ainda discutir sobre a renda de bilros como uma apropriação nordestina, uma vez que ela vem de outras partes do globo. Salão Iracema: Aloca quadros de Descartes Gadelha que fazem uma re-leitura de Iracema (1865). Aqui prevalecem os debates literários, abrindo portas para entendermos parte da construção mnemônica da “cearensidade” e do “homem brasileiro”. Casa de José de Alencar: Atribuída à gênese de Alencar. Meditamos sobre a arquitetura do século XIX no Ceará. As análises sobre a patrimonialização da “casinha” após a contextualização da história da CJA fomentam o entendimento dos processos históricos de patrimonialização. Ruínas do Engenho: Espaço utilizado para a visualização das ruínas do antigo engenho. O ambiente pode nos despertar debates acerca do funcionamento de um sítio oitocentista, tal qual discussões sobre diferentes tipos de sujeitos que passavam por esse ponto do Ceará.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online