EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA DO LAPEARTE PARA O EVENTO NOSSO PALCO 2022 - ENTREOLHARES: O COTIDIANO ALLA PRIMA

Autores

  • Melissa Morais Prates
  • Natasha Sonali Souza de Sá Barreto
  • Aline Teresinha Basso
  • Saulo Moreno Rocha

Resumo

A apresentação artística tratada nesse IX Encontro de Cultura Artística Online, foi uma das convocadas no edital do evento Nosso Palco pela Secult UFC. O projeto pensado através do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Mauc (LAPEArte) visa apresentar, através das artes visuais, cenas rotineiras percebidas pelas artistas. Entreolhares é uma série de pintura a óleo produzida por duas participantes do LAPEArte, Natasha Sonali e Melzier. Expoem aqui uma série de estudos ocorridos durante a bolsa sobre pintura a óleo, principalmente sobre a técnica de pintura alla prima. Na tentativa de casar estilos e sentimentos, apresentam uma combinação de pinturas com inspirações expressionistas representando o cotidiano vivido. A apresentação conta com 13 obras, divididas em 5 séries, sendo elas: Observar, Transbordar, Tonalidades, Coincidência e Autorretrato. A primeira delas, Observar, trata sobre nossa percepção sobre o mundo, o observar das pessoas e o estudo que desperta tanto interesse. A direção dos olhos presentes nesses retratos nos direcionam o olhar para a segunda série, Transbordar, onde se fazem presentes obras com muita influência expressionista, transmitindo sentimentos do cotidiano, como dores de cabeça, vontade de gritar e afins. Já em Tonalidades, o foco é de contar histórias através de feições e expressões; possui esse nome por uma sincronia encontrada pelas artistas, onde o tom das peles foram feitas de forma muito semelhante, com bastante uso de cores quentes. Coincidências são pinturas realizadas em diferentes tempos por diferentes artistas, ainda trazendo o mesmo olhar. Coincidências na direção do olho, no lenço da cabeça e até mesmo nos tons de pele dos retratados. E por fim, a série cinco, Autorretrato, não planeja fazer uma representação literal das artistas, mas sim de como se percebem e notam o entorno.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online