FILTRO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ENSINO DE DESIGN

Autores

  • Natan Fonseca Almeida
  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo

Resumo

Esse trabalho apresenta as atividades do projeto [em Arte Digital; Algorítmicas; Experimentações] .reverse(), criado com o intuito de estudar, construir e popularizar experimentações em arte computacional. Inicialmente, tentou-se construir um filtro de instagram que tem como elemento central o ensino gamificado e a discussão de vanguardas artísticas e escolas de design, sendo feito no modelo de um quiz, que mostra um objeto comum do dia a dia, porém muito importante para estudiosos do design: as cadeiras. Cada cadeira selecionada tem as características do movimento da época em que foram criadas. O modelo de quiz utilizado é o de opções, onde é mostrado uma fotografia da cadeira e abaixo dela duas opções, podendo elas serem de vanguardas artísticas ou escolas de design, em que o usuário escolhe a opção que julga correto inclinando a cabeça para o lado que ela está, e dependendo da resposta, aparecerá um indicador de certo ou errado, e logo após responder, aparecerá também, embaixo da fotografia, informações adicionais sobre a cadeira apresentada. Com isso, de forma lúdica, o usuário poderá aprender sobre os diversos tipos de escolas de design e vanguardas artísticas, tais como as características que cada uma tem, por meio da repetição de cadeiras diferentes mas do mesmo movimento, fazendo assim, que o usuário consiga perceber o que elas têm em comum com o movimento da qual elas pertencem, e também perceber que diferentes movimentos podem ter características em comum, aumentando a habilidade da análise crítica, pois o usuário precisará perceber o conjunto de características em comum com o movimento para escolher o certo. E com as informações adicionais, o usuário também pode aprender os períodos em que cada movimento aconteceu e quem participa deles. Adiciona-se a tudo isso a possibilidade de compartilhar suas respostas no Instagram e assim, acreditamos que este experimento pode possibilitar a discussão desses importantes elementos e sua divulgação via redes sociais.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online