IQUÉ ARTE

Autores

  • Joao Marcos Pereira Maia
  • Jocastra Holanda Bezerra
  • Tobias Sandino Gaede

Resumo

Apresentaremos a série de vídeos “Iqué Arte”, resultado do projeto “Materioteca - Programação Artística e Cultural do ICA”, contemplado pelo programa PPCA, da Secult-UFC. O Acervo ICA se constitui de uma reunião de materiais bibliográficos, fotográficos, arquivísticos e documentais vinculados a variadas formas de expressão artística que se concentram no Instituto de Cultura e Arte, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A priori, é importante destacar que a arte é um pilar fundamental para a construção de pensamento, principalmente, nessa discussão, no contexto da universidade. É nesse meio que a série de vídeos sobre o Acervo ICA foi desenvolvida. Com uma enorme gama de referências, uma construção didática e criativa, exploraremos alguns dos acervos gerados por esses campos artísticos que residem no ICA, como o Figurarte, o Doc.Teatro e o Midia Dança, alicerces ligados aos cursos do instituto e que servem como espaço de reflexão e, de forma prática, preservam os conhecimentos materiais e imateriais construídos. Na direção criativa, usaremos recursos artísticos como pinturas, técnicas audiovisuais, textos teatrais, dentre outras. Por meio do auxílio tecnológico, pintaremos digitalmente os vídeos em programas de edição, traremos efeitos visuais para incrementar a experiência de quem irá assistir e para criar uma dinamicidade e instigar os demais integrantes da comunidade acadêmica a se interessarem pelo incrível trabalho produzido pelos cursos. Para isso, buscamos meios dinâmicos, com o objetivo de aguçar a curiosidade dos estudantes, favorecendo que o acervo, já anteriormente veiculado no site do Acervo ICA e divulgado nas redes sociais, seja propagado de modo mais eficiente ao público que forma a comunidade discente do instituto. Dessa forma, teremos resultados significativos dentro da universidade, como a construção da memória e interesse dos acervos artísticos, bem como instigaremos a participação dos alunos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online