PALCO DE GIZ: FORMANDO ESPECTADORES CRÍTICOS NA ESCOLA

Autores

  • Joao Victor do Nascimento
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

O Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores, que realiza ciclos de mediação teatral com turmas de ensino fundamental e médio de escolas públicas, iniciou seu primeiro ciclo de 2022 em parceria com a disciplina de artes da EEFM Dom Antônio de Almeida Lustosa. Com um processo pedagógico que envolve pré-apreciação, apreciação e pós-apreciação de espetáculos cênicos, trabalhamos a peça "Um corpo que trai", do Grupo Terceiro Corpo. Por meio de jogos, atividades artísticas e debates, propusemos às turmas de arte de 9º e 1º ano da escola, o exercício de reflexão sobre o feminicídio, tema central da obra. Caminhamos também para análises poéticas e estéticas sobre a mesma, objetivando a formação de espectadores, assim como a construção de um espaço de acolhimento para as alunas em sala de aula, onde se foi possível compartilhar relatos de experiência e estratégias de enfrentamento ao machismo que assola as diferentes mulheridades. Na nossa metodologia trabalhamos no primeiro encontro com a construção de uma instalação investigativa para introduzirmos os alunos no tema central do espetáculo, posteriormente convidando-os para compartilhar as conexões entre a instalação e a realidade em que vivemos. No segundo e terceiro encontro aconteceram respectivamente a apreciação do espetáculo e o debate com as atrizes, para que fechássemos o ciclo com as turmas construindo seus próprios murais acerca da experiência sensível estimulada pela mediação. Nos apoiamos nas proposições de Flávio Desgranges (2016) no nosso planejamento, quando ele afirma que “Um dos eixos da formação que se pode oferecer aos espectadores consiste em fornecer os instrumentos conceituais necessários ao despertar de seu espírito crítico”. Neste ciclo percebemos a importância da integração de outras linguagens artísticas às mediações, para se expandir as possibilidades de comunicação. Num diálogo com as artes visuais, as turmas puderam externar seus pensamentos críticos para além do limite das palavras.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online