TROPA DA PAPOCO: ARTE, PEDAGOGIA E SOCIALIZAÇÃO NO PLANALTO PICI

Autores

  • Ruggieri Rodrigues Maia
  • Francisco Feitosa Moura Filho

Resumo

Esse projeto busca possibilitar experiências pedagógicas colaborativas no âmbito artístico, baseando-se nos preceitos fundamentais dos conceitos de Paulo Freire e no saber da experiência proposta por Jorge Larrosa Bondía (2013), buscando estabelecer relações afetivas e políticas na construção de metodologias pedagógicas juntamente com as crianças e jovens do entorno da Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias, localizada no bairro Planalto Pici, periferia da cidade de Fortaleza. As atividades foram realizadas no ano de 2022 elaboradas e implementadas em colaboração com os bolsistas e voluntários do projeto Arte na Biblioteca e as idealizadoras/artistas da biblioteca da Papoco de ideias. Com o objetivo de estabelecer relações afetivas e cooperativas entre professores e estudantes usando dispositivos, metodologias e aparatos específicos de cada vertente artística (Teatro e Música) na construção de uma identidade coletiva para o projeto da Tropa da Papoco, além de experimentar as diversas possibilidades de interação fazendo uso de memórias e experiências individuais, problematizando assim, a relação direta professor-aluno que por sua vez influencia no engajamento criativo e colaborativo de todos. Desta forma, deu-se então o encaminhamento para identificar quais dispositivos pedagógicos nas aulas apontam como meio para a formação de vínculos, para que pudéssemos explorar como tais modos reforçam o interesse dos alunos em estudar a partir de suas próprias questões e inquietações, durante os encontros quinzenais nos espaços da biblioteca comunitária. Efetivamente no decorrer de nossa jornada, estabelecemos mutuamente relações através dessa experiência colaborativa, o sentido entre vida, arte e política apresenta-se de forma individual, LARROSA (2013) a experiência não delimita um caminho objetivo mas diversas oportunidades de se experienciar o desconhecido.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online