VOCÊ SE SENTE SEGURA? REVERBERAÇÕES DO DEBATE DA VIOLÊNCIA GÊNERO ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO TEATRAL

Autores

  • Carla dos Santos Correia
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

O presente trabalho, a ser apresentado em formato de vídeo-arte, propõe-se a refletir a experiência de debate sobre machismo e feminicídio ocorrida na fase de pré-apreciação do espetáculo Um Corpo que Trai, do Grupo Terceiro Corpo, realizada em escola da rede pública de Fortaleza, por meio do Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores. O Palco de Giz é um projeto de mediação teatral voltado para estudantes da rede pública e tem como prática três etapas principais: pré-apreciação, apreciação e pós-apreciação da obra. O espetáculo supracitado trata do feminicídio, e oficinas de introdução ao tema foram formuladas pela equipe do projeto. Na fase de Pré-apreciação, as mediadoras instituíram debates que não só problematizaram as questões cotidianas do machismo, como construíram um ambiente de relatos pessoais de traumas e experiências das alunas presentes, assim como também foi possível observar a distância dos alunos homens cisgêneros das problemáticas levantadas e a dificuldade de empatia diante do que as mulheres dividiram com a roda. Estas situações escancaram os abismos de socialização entre homens e mulheres e levantam uma pergunta crucial: como a arte pode ser um meio de compreensão e transformação dessa questão dentro da escola? Flávio Desgranges (2015) nos aponta: “A difusão das práticas artísticas ao mesmo tempo que ampliava o círculo de conhecedores, tinha por objetivo subverter a ordem estabelecida”. “Você se sente segura na escola? Você se sente segura em algum lugar?” Estas foram perguntas feitas às alunas no debate, e estar nessa experiência nos coloca, enquanto arte-educadoras, em um local de investigação e documentação da macro-realidade em tempo real, dentro da escola. Refletir de forma poética sobre esses escoamentos e sobre como é ser uma mulher mediando a temática do machismo para adolescentes em formação, com cuidado e assertividade, é o objetivo deste trabalho.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Cultura Artística Online