A FORMAÇÃO REFLEXIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE DOUTORAMENTO

Autores

  • Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques
  • Cleidivan Alves dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática é um campo fértil para inúmeras reflexões, quanto a suas estratégias de ensino, afunilando o planejamento, didática e avaliação direcionados ao campo de trabalho. Tais práticas se apresentam no período de formação inicial para somar a outras disciplinas, intuindo melhores resultados aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência de estágio de docência, de uma pesquisa de doutoramento em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC, com o foco no ensino da matemática, observando práticas que levam a essa formação, momentos de reflexão enquanto futuros professores de matemática. Para embasamento teórico utilizou-se a BNCC (2018), Lorenzato (2010), Santos (2021) e Mussi (2021) que em seus estudos discutem acerca dos campos de experiência e suas diretrizes, as estratégias didáticas no caminhar docente, reflexões sobre a postura enquanto professor de matemática e a relevância dos relatos de experiência quanto pesquisa. O estágio de docência foi realizado na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, com carga horária de 60 horas no primeiro semestre de 2022. Nas observações participantes, percebeu-se a presença ativa dos alunos quanto aos seus anseios e dúvidas quanto ao ensinar matemática de maneira significativa. As ações foram comprovadas e discutidas coletivamente, em que foi proposto aos acadêmicos a vivência de momentos teórico-práticos de planejamento, com a elaboração do plano de aula e a execução do mesmo em forma de microaulas, abordando a relevância do antes, durante e depois na carreira docente, ao que diz respeito ao ato de planejar, executar didaticamente e avaliar o todo, visualizando o processo e não apenas parte dele. Logo, é visível a necessidade de uma maior carga horária para disciplinas que discutam a formação e atuação reflexiva do professor de matemática.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior