A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: VIVÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO

Autores

  • Lara Ronise de Negreiros Pinto ScipiÃo
  • Felismina de Sousa Neta
  • Raimundo Nonato Barbosa Cavalcante
  • Maria Graciane Ferreira de Lima
  • Daniel Brandão Menezes
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A formação continuada tem passado por mudanças, na tentativa de melhorar a qualidade docente.No decorrer do período pandêmico, os momentos virtuais se tornaram mais presentes nos espaços formativos; com isso, foram possibilitadas formações online, com realizações de cursos de extensão, ofertado pela Universidade Federal do Ceará e desenvolvido por integrantes do Grupo Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – G-TERCOA (CNPq/PPGE/UFC). Objetiva-se refletir sobre uma vivência em um dos cursos de extensão utilizando a ferramenta GeoGebra, durante a aplicação de uma atividade de raciocínio lógico utilizando a Sequência Fedathi(SF), Teoria da Objetivação (TO) e o modelo VARK (visual,auditivo,leitura/escrita e cinestésico). A SF é uma metodologia que tem como proposta fortalecer a prática docente e a TO é uma proposta teórica que busca interpretar os fenômenos do processo ensino-aprendizagem, a partir do labor conjunto. A pesquisa é do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e foi utilizado o Geogebra para auxiliar na aplicação da atividade. A sessão didática foi aplicada em encontros síncronos e assíncronos através do Google Meet e da plataforma TelEduc respectivamente. Analisam-se as percepções escritas, por meio do fórum na plataforma TelEduc, sobre a compreensão da temática, totalizando doze cursistas. A atividade foi aplicada no curso de extensão “Formação de professores sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem: uma vivência com a SF e a TO”. Conclui-se que durante a vivência, a utilização da SF, os pressupostos da TO e do modelo VARK de aprendizagem possibilitaram um espaço de debate e aprendizado

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior