ACORDO PEDAGÓGICO E A BUSCA DE UM PLANEJAMENTO PERSONALIZADO ÀS DIMENSÕES COGNITIVAS E AFETIVAS DE UMA TURMA

Autores

  • Paulo Rogerio Marques de Carvalho

Resumo

As novas demandas da sala de aula impõe a atuação do professor como um designer de experiências cognitivas, sociais e pessoais. Assim, tornam-se cada vez mais necessárias as práticas que visam a personalização para a aprendizagem como foco do planejamento das ações que acessam as dimensões cognitivas e afetivas de cada turma. O acordo pedagógico nas primeiras aulas do semestre é fundamental para essa prática. Para isso, é necessário previamente a realização de uma fotografia simbólica do horizonte de mundo da turma para planejamento personalizado da disciplina. Exige-se assim conhecer previamente as referências culturais, o repertório estético, os hábitos e projeções acadêmicas dos alunos. Isso permite uma adaptação do plano de ensino aos códigos particulares da turma e uma real efetivação de acordo pedagógico. A entrega de um plano de ensino na primeira aula vai na contramão dessa prática, visto que se o plano está pré-estabelecido, o que existe é uma “adesão pedagógica” a ele, desconsiderando as particularidades da turma. Defende-se a produção de um plano de ensino para uma turma em concreto e não em abstrato. O relato de experiência utilizará a prática realizada na duas turmas da disciplina de “Legislação trabalhista e Previdenciária” do Curso de Ciências Contábeis da UFC em 2022.2, apresentando a metodologia e os resultados obtidos na pesquisa com os alunos antes da entrega do plano de ensino e a adaptação deste à identidade de cada turma. O trabalho foi realizado através de questionário que busca mapear dados de relevância acadêmica, como projeções profissionais, rotina de estudo, práticas de lazer e repertório cultural dos alunos. Com isso, é possível identificar e desenvolver atitudes positivas para a aprendizagem colaborativa e um maior engajamento acadêmico dos estudantes através de um planejamento personalizado à cada turma.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior