APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA SUBSIDIADA POR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elaine de Farias Giffoni
  • Vladiana Costa dos Santos
  • Jackeline Osterno de Carvalho Barreto
  • Roberta Santos Cerqueira
  • Renata Souza e Silva
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

O presente relato será descrito a partir da experiência vivida como alunas da disciplina de Bioestatística, ofertada no programa de pós-graduação de Stricto Sensu nos semestres 2021.1 e 2022.1, nos formatos remoto e presencial, respectivamente. Esta, exige do estudante um aprofundamento dos conhecimentos teóricos em relação ao conteúdo da estatística descritiva e analítica, a fim de que ele possa ser bem-sucedido durante as atividades práticas nos programas GRAPHPAD PRISMA e EPIINFO. Como metodologia de ensino, o docente da disciplina disponibilizou o material didático previamente na plataforma SIGAA, adotando a Sala de Aula Invertida e propôs aulas expositivas dialogadas e gamificadas com o aplicativo Kahoot, além de atividades práticas com resolução de problemas, tornando a aula mais atraente e dinâmica, contribuindo para o comportamento autônomo do estudante na construção do seu conhecimento. O Kahoot é uma ferramenta tecnológica interativa que incorpora elementos utilizados no design dos jogos para engajar os usuários na aprendizagem. A avaliação da aprendizagem foi realizada a partir de provas escritas e online, usando o apoio do Socrative, gravação de vídeos explicativos de testes estatísticos e atividades disponibilizadas na plataforma SIGAA, assim como também foram considerados como critérios de avaliação, a participação nas aulas, assiduidade e pontualidade. Os resultados apontam para uma aprendizagem significativa do conteúdo percebida pela capacidade dos alunos, ao término da disciplina, realizarem suas próprias análises estatísticas em suas pesquisas. Concluímos que a metodologia adotada pelo docente subsidiada por Tecnologias Educacionais Digitais corrobora para a ruptura de paradigmas educacionais obsoletos, trabalhando em consonância com as mudanças da sociedade tecnológica do século XXI.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior