AS CONTRIBUIÇÕES DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA MODALIDADE EAD

Autores

  • Fredson Rodrigues Soares
  • José Rogério Santana
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente resumo é fruto de uma vivência na disciplina de Didática no curso de Matemática semipresencial da Universidade Federal do Ceará. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada e as reflexões sobre a importância dos fóruns de discussão na construção do conhecimento de forma colaborativa. A disciplina foi estruturada em 03 (três aulas) e 4 fóruns, sendo um fórum para dúvidas e informes gerais e os demais, um para cada aula da disciplina. Na condução das aulas e atividades realizadas de forma síncrona durante as webconferências, foi utilizado a metodologia de Ensino Sequência Fedathi (SF). Pesquisa exploratória, tipo relato de experiência e de abordagem qualitativa e descritiva. O público-alvo da pesquisa foram os graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, turma formada por 36 alunos. As aulas aconteceram via webconferência realizadas no Solar de forma síncrona, momentos em que o professor tutor trabalhou as temáticas de cada aula proposta. Os alunos foram estimulados no decorrer das aulas e atividades propostas, alcançando, portanto, um número significativo de interações no primeiro fórum que chegou a 255 interações, sendo que os fóruns seguintes alcançaram números próximos desse quantitativo, comprovando dessa forma a importância dos destes na construção de saberes de forma colaborativa e significativa, além da participação da turma nos processos de ensino e de aprendizagem. A metodologia de ensino SF contribuiu positivamente na postura do professor durante a mediação das atividades e webconferências realizadas via Solar. Por fim, os fóruns de discussões é um espaço de construção de aprendizagens de forma colaborativa, que permitiu aos graduandos de matemática a construção de conhecimentos de forma significativa.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior