CAPACITAÇÃO EM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EXPERIÊNCIA JUNTO AOS DOCENTES DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Lilia Maria Carneiro Camara
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Cassio Marinho Campelo
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

As mudanças culturais e tecnológicas que vem ocorrendo neste terceiro milênio refletem no processo de ensino-aprendizagem, pois a sociedade, com sua crescente complexidade, necessita de profissionais aptos a trabalharem de forma multidisciplinar, em grupo, e com capacidade de educação permanente. Com o objetivo de capacitar os docentes dos Cursos de Engenharias da UFC para que os alunos alcancem essas competências, através do uso de metodologias ativas de aprendizagem, o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) organizou, no período de 18 a 22 de janeiro de 2021, o curso de 20 horas, sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), de forma remota, utilizando as plataformas Google Meet e o Google Classroom. O curso foi organizado em três momentos: As bases pedagógicas e neurológicas da aprendizagem; Currículo, competências educacionais e matriz educacional na perspectiva da ABP; O funcionamento do Grupo Tutorial, neste último, os 18 docentes participantes de diversos cursos do Centro de Tecnologia (CT) analisaram e resolveram o problema “Desafios da vida docente”, com a participação dos tutores tanto do CT como da Faculdade de Medicina (FAMED). Além das atividades síncronas, outras ferramentas foram utilizadas, como o TBL (Aprendizagem Baseada em Equipes), softwares interativos e vídeo-aulas assíncronas. Aos docentes foi solicitada a montagem de uma matriz educacional de uma disciplina. A avaliação do curso foi respondida por 16/18 participantes, na qual todos concordaram que o curso contribuiu para as práticas de aula, assim como a qualidade dos conteúdos e materiais utilizados permitiram uma reflexão aprofundada dos conteúdos. As temáticas, as ferramentas e a metodologia do curso contribuíram para aprimorar as práticas educacionais para 15/16 respondedores. A experiência foi um marco na capacitação dos docentes envolvidos, que foram desafiados a aplicar a ABP em seus diversos cursos, além de consolidar a parceria entre os docentes da FAMED e CT.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior