COLEÇÕES BIOLÓGICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Lilian GlÓria Xavier de Souza
  • Victor Gonçalves Távora
  • Christiano Franco Verola
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O uso das coleções biológicas na escola representa a possibilidade da exploração prática do que foi visto na teoria. Contudo, para muitos educadores a dificuldade em inserir recursos e ferramentas em sala de aula pode estar associado à falta de tempo, material, ou conhecimento especializado. A disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é o momento em que os estudantes do curso têm a oportunidade de desenvolver “o pensar” e “o fazer” da prática docente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi possibilitar o aprendizado de estudantes de IPEC III sobre as coleções de história natural aplicadas ao ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma capacitação teórico-prática sobre a montagem, estruturação e manutenção de uma coleção biológica. Eles foram confrontados com os diferentes tipos de coleções assim como dos elementos estruturais para sua construção. Também foi apresentado aos estudantes as estratégias didáticas potencialmente úteis em sala de aula, por meio de artigos publicados. Ao todo foram realizados sete encontros teórico-práticos. Três deles tiveram papel formativo sobre o que é uma coleção biológica, contextualização histórica e estrutura. O quarto encontro foi a aplicação de questionário com sete perguntas sobre a temática do curso. Dois foram avaliativos onde os estudantes apresentaram projetos didáticos e em alguns deles foi possível identificar a compreensão no uso das coleções como ferramenta didática em seus respectivos projetos. O último foi a realização de uma oficina de curadoria em que os estudantes puderam exercitar na prática as etapas de tombamento dos exemplares. Finalmente, os estudantes puderam não apenas conhecer aspectos de uma coleção biológica como tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um dos procedimentos de curadoria. Além disso, a capacitação pôde oferecer as potencialidades de uso da coleção biológica com especial enfoque no ensino de ciências.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior