ESTÁGIO A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE MONOGRAGIA NO SEMESTRE 2022.1

Autores

  • AntÔnio Alberto Freitas
  • Magda Costa Silva
  • Verônica Salgueiro do Nascimento
  • Veronica Salgueiro do Nascimento

Resumo

Este trabalho é fruto da disciplina de estágio à docência do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP). Nesse sentido, teve como objetivo realizar um relato sobre o estágio, no qual os/as autores/as mestrandos/as acompanharam o desenvolvimento da disciplina Projeto de Monografia, do curso de Gestão de Políticas Públicas no semestre letivo 2022.1 da Universidade Federal do Ceará (UFC). No decorrer da disciplina, foram utilizadas metodologias de encontros com convidados/as, orientações individuais e seminário para apresentação do Projeto de Monografia. Dessa forma, foram realizadas as seguintes propostas de avaliação do conhecimento: produção do memorial acadêmico e do Projeto de Monografia. Previamente à produção dos trabalhos avaliativos, houve a realização de encontros com convidados/as, nos quais foram apresentadas temáticas relevantes de pesquisas cientificas. Soma-se a isso, os encontros realizados pelos/as mestrandos/as sobre o incentivo de publicação. As orientações individuais foram conduzidas pela professora da disciplina e os/as mestrandos/as, para ajudar os discentes na construção de seus projetos de pesquisas. O resultado obtido foi o engajamento da turma em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na elaboração de memoriais acadêmicos e projetos de pesquisa, apresentados com um nível destacado de elaboração, mesmo com a necessidade de alguns ajustes para a fase de execução do projeto. Assim, para os discentes, a experiência aparenta ter contribuído para o aprofundamento no campo da pesquisa e prática, associadas à gestão das políticas públicas, a ser apresentado em formato monográfico. Para os/as mestrandos/as, ressalta-se que o estágio se mostrou uma excelente oportunidade de aprendizagem e reflexão, dada a vivência de situações educativas que podem contribuir para atuações docentes posteriores. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa de mestrado em Avaliação de Políticas Públicas.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior