FLUÊNCIA DIGITAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DO PERFIL DA TURMA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 2022-2 FACED-UFC

Autores

  • Marcos Antonio Rocha de Lima
  • Hermínio Borges Neto
  • Sinara Socorro Duarte Rocha
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres

Resumo

Para Castells (2001) vivemos na sociedade da informação convivendo com nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos na era digital e os imigrantes digitais, aqueles que ainda presenciaram o analógico mas que convivem com o digital. O professor do século XX é aquele que terá alunos nativos digitais, necessitando portanto, adquirir competências para o uso pedagógico das tecnologias digitais em sua prática docente (ROCHA, 2022). O objetivo deste estudo foi identificar a fluência digital de estudantes universitários matriculados na disciplina de informática educativa-IE oferta 2022-2. A referida disciplina é ministrada de forma virtual pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios no curso de Pedagogia da FACED-UFC abordando o uso das tecnologias digitais na educação.Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva realizada com 43 estudantes matriculados na disciplina na graduação, sendo 28 do gênero masculino e 15 do gênero feminino com idade entre 22 a 52 anos. Destes, 21 responderam o questionário virtual enviado por rede social criada especificamente para a disciplina de IE. Os resultados apontam que: 21 (100%) dos afirmam ter conhecimento em informática, 21 (100%) navegam em redes sociais e possuem e-mail; 21 (100%) usam webconferências por conta da pandemia de covid-19 no ano anterior; configurando-se como usuários iniciantes. Por outro lado, 19 (90,47%) afirmaram que na sua graduação nunca tiveram acesso a disciplinas na modalidade a distância ou contato com as tecnologias digitais como ambientes virtuais de ensino (Moodle), blogs, chats, redes social acadêmica, podcasts, animações, games dentre outros. Por fim, 21 (100%) relataram ter interesse em compreender a informática de forma educativa. Conclui-se a necessidade de revisão do projeto pedagógico de cursos superiores, para que a disciplina de IE se torne obrigatória para a graduação, haja vista que a cultura digital se faz presente na sociedade em rede.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior