O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE FARMÁCIA.

Autores

  • Josaphat Soares Neto
  • Arnilza Torres Amaral Morano
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Maria José Costa dos Santos
  • Emmanuel Prata de Souza

Resumo

Atualmente, as instituições de ensino buscam métodos e inovações no ensino para suprir a dificuldade de aprendizagem dos alunos, buscando, dessa forma, uma maior qualidade na formação de profissionais criativos e críticos (VERRI et al., 2008 apud LIMA e PEREIRA, 2009). Nessa perspectiva, as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior em especial, no Curso de Farmácia procura romper com o modelo tradicional para ensinar, por meio das metodologias ativas, a problematização ou a aprendizagem baseada em problemas procurando a reorganização da teoria e da prática. O estudo tem como objetivo analisar os impactos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de anatomia humana no Curso de Farmácia com o uso de metodologias ativas. A pesquisa foi desenvolvida nas aulas de anatomia do Sistema Urinário com alunos da turma de Farmácia (2019.2) na Morfologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo como suporte metodológico de ensino o uso da Aprendizagem baseada em equipes - TBL. A pesquisa é de natureza qualitativa sobre a relação e aplicação do recurso metodológico no ensino de anatomia e o modelo tradicional de ensino. De acordo com o objetivo possui caráter descritivo e exploratório. A coleta e análise dos resultados apresentados deram-se mediante a aplicação de questionário semiestruturado, aos alunos, após o término das aulas teóricas. Os resultados apontaram que o uso de metodologias ativas, como o TBL quando comparada com a metodologia tradicional, proporcionou um maior rendimento dos alunos na aprendizagem dos conteúdos propostos nas aulas de anatomia. Por conseguinte, o estudo revelou também como impactos no processo de ensino e aprendizagem uma melhor adequação dos conteúdos da temática explorada em sala de aula e um maior rendimento relacionado ao raciocínio dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior