PRÁTICA DIDÁTICA COLABORATIVA ENTRE INSTRUTORES PÓS-GRADUANDOS E MONITORES DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA-ODONTOLOGIA: AVALIAÇÃO DOS MONITORES SOBRE A INSTRUTORIA DO PROPAG-EIDEIA EM 2022.1

Autores

  • Rafael Reis Ribeiro
  • Renata Torreão Viana de Melo Costa
  • Vilma de Lima

Resumo

Instrutoria é um projeto de prática didático-pedagógica com a participação de alunos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Ceará. Dentre os vários objetivos, destacam-se o de proporcionar ao instrutor de pós-graduação (IPG) uma participação em atividades docentes e uma visão colaborativa, pelo Programa de Articulação entre Graduação e Pós-graduação (PROPAG). Assim, buscou-se avaliar o impacto da atuação de dois IPGs junto aos monitores da disciplina de Farmacologia-Odontologia da UFC (2022.1), um proveniente do Programa de Pós Graduação em Odontologia, responsável pelas dinâmicas metodológicas, e outro, do Programa de Pós Graduação em Farmacologia, responsável pela atenção aos conteúdos teóricos. Para tanto, foi aplicado um questionário aos três monitores da disciplina, inquirindo-se sobre: atuação dos IPGs na orientação para definição metodológica, nível de conhecimento em farmacologia do IPG, qualidade e frequência de colaboração do IPG junto aos monitores. Quanto à apresentação das diferentes metodologias ativas e sua aplicação, os três monitores consideraram excelente a atuação dos IPGs. Quanto ao nível de conhecimento em farmacologia, dois monitores avaliaram como excelente, e um como bom. Ao serem indagados sobre a qualidade de colaboração, os monitores consideram-na excelente. Contudo, quanto à frequência, não houve consenso entre as opiniões dos monitores, cada um atribuindo excelente, bom e regular, item este que merece mais atenção por parte do IPG. Em suma, a participação de instrutores junto aos monitores atendeu à proposta principal do projeto: proporcionar uma visão colaborativa. Ademais, percebe-se a necessidade de reforçar a interação IPG/monitor, para otimizar a experiência de instrutoria PROPAG, de modo que esta colaboração repercuta positivamente no processo ensino-aprendizagem de todos envolvidos. Apoio: EIDEIA-PROPAG-UFC.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior