RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA.

Autores

  • Vanessa Ariane Silva da Costa
  • Erika Freitas Mota

Resumo

A prática docente se mostra tanto desafiadora, como necessária. Dessa forma, o presente relato visa descrever as impressões e desafios enfrentados durante o Estágio em Docência I do PPGSis. A atividade foi realizada no primeiro semestre de 2022 na disciplina de Imunologia, ofertada às turmas de Ciências Biológicas e Biotecnologia. Durante a realização do estágio, o maior desafio encontrado foi com relação ao contato com os alunos e acompanhamento da atividade proposta, que se tratou de uma metodologia ativa e planejada de forma a ser feita extraclasse e apresentada em sala de aula. Nesse processo de realização da atividade, o fato do semestre trabalhado ser o primeiro no retorno presencial dificultou a comunicação dos alunos para com o docente. Mesmo sendo frequentes as tentativas de auxiliar em todas as etapas do trabalho e solução de dúvidas, a maioria dos alunos apenas se pronunciou com relação à atividade em sala de aula e/ou bem perto do término do prazo. O contato direto com os alunos, embora conte com desafios, se mostra de suma importância nas práticas docentes, uma vez que é possível avaliar expressões dos alunos, com relação a dúvidas, já que nem todos os alunos se mostram à vontade para tirá-las ou demonstrar dificuldades no aprendizado de conteúdos e realização de atividades. Outro ponto importante na experiência foi o da adequação da atividade à medida que sua realização foi acontecendo, mostrando que para além das preocupações iniciais de, qual a melhor metodologia, estrutura, assuntos abordados, divisão de turma etc, a flexibilidade e escuta as necessidades dos alunos no decorrer do processo também fazem parte da prática. De uma forma geral, a atividade se mostrou proveitosa, tanto para os alunos que com a atividade conseguiram abordar todos os conteúdos referentes a avaliação parcial de modo menos abstrato, quanto para a prática docente da estagiária, que ao todo foi positiva abrangendo diversos aspectos do dia a dia em sala de aula na graduação.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Docência no Ensino Superior