O CONJUNTO LUIZ GONZAGA: MORADIA POPULAR X FINANCEIRIZAÇÃO
Resumo
A presente pesquisa visa analisar o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades- PMCMV-E, uma política pública habitacional de interesse social que trabalha o modelo de autogestão. Esse programa traz o movimento comunitário como protagonista, desde a concepção do projeto, passando pela seleção dos beneficiários, até a administração do empreendimento. A pesquisa busca também investigar o cotidiano dos moradores no conjunto, para identificar as diferenças e semelhanças de outros empreendimentos do PMCMV, levando em conta a sua grande particularidade, o seu surgimento que ocorreu a partir das mobilizações de lutas a favor da moradia popular. O campo empírico deste estudo é o conjunto habitacional Luiz Gonzaga, localizado na Rua Estrela de Ouro, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, Ceará. Inaugurado no dia 02 de novembro de 2019, o empreendimento foi resultado de uma parceria entre a Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e as entidades dos movimentos sociais ligados à questão habitacional, como Cearah Periferia, Federação de Bairros e Favelas e Habitat para humanidade. A metodologia utilizada são identificadas por Oliveira (1998), o olhar, o ouvir e o escrever, que são maneiras adequadas para observar, registrar, memorizar e interpretar a vida e os comportamentos dos moradores dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades – PMCMV/E (BEAUD &WEBER, 2007).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.