RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - MATEMÁTICA DISCRETA
Resumo
Esse relato de experiência mostra a importância das monitorias de Matemática Discreta na Universidade, e a importância da monitoria para a formação do aluno no âmbito do ensino durante sua graduação. A disciplina de Matemática Discreta tem hoje 4 (cinco) monitores remunerados e 1 (um) monitor voluntário, isso porque a disciplina tem um numero elevado de alunos que reprovam ou fazem Avaliação Final. Como ja fui aluno da disciplina, conheço as dificuldades enfrentadas pelos alunos no decorrer do semestre, e nesse tempo que estou como monitor, um pouco mais de duas semanas, vejo que os alunos realmente procuram os monitores para solucionar questões ou tirar dúvidas em relação ao conteúdo, como ja na primeira semana fui chamado para solucionar dúvidas a respeito de algumas questões e na semana seguinte fui chamado para dar uma monitoria ˜ antes da primeira avaliação, e mesmo o horário não sendo um dos melhores, uma sexta-feira a noite, o numero de pessoas que compareceram foi bastante satisfatório. Além de contribuir para os alunos da disciplina, os monitores ajudam os professores em vários aspectos, seja corrigindo testes que sao aplicados pelos professores durante o semestre, o que faz com que os alunos tenham acesso as suas notas de maneira mais rápida, seja desenvolvendo questões para listas e auxiliando o professor durante a aula, ou funcionando como um porta voz das duvidas mais frequentes dos alunos, podendo assim o professor ter um feedback de como vai o nível da turma, e a partir disso tomar outras medidas para melhorar e facilitar o aprendizado. Outro fator que podemos considerar de grande importância, e que projetos de iniciação a docência ajudam aos alunos monitores que desejam ser professores apos concluir a graduação, a terem seu primeiro contato de forma pratica com a docência, podendo assim conhecer metodologias de ensino, formas de abordagens diferentes, e uma perspectiva de futuro para o aluno verificar se e realmente aquilo que deseja, e por fim melhorar seu desenvolvimento social e intelectual. Mesmo estando pouco tempo como monitor analisei que uma das maiores dificuldades nos alunos, são conteúdos que de fato n ´ ao ˜ fazem parte da disciplina, como manipulações algébricas, aplicações de formulas e ate mesmo operações básicas. Portanto, podemos ver que os monitores tem um papel fundamental para a Universidade, seja auxiliando alunos ou professores, além de ajudar o próprio monitor a desenvolver-se profissionalmente, fazendo assim com que a Universidade forme alunos cada vez mais preparados tanto para a docência quanto para o mercado de trabalho.Publicado
2015-09-09
Edição
Seção
Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.