METACOGNIÇÃO E APRENDIZAGEM MUSICAL : RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA PESQUISAMUS

Autores

  • Caline Rebeca Matos de Lima
  • Ayllane Paula da Silva, Milena Fontenele de Oliveira, Lia Teixeira Duarte
  • Marco Antonio Toledo Nascimento

Resumo

A presente apresentação destina-se a realizar um relato de experiência de quatro bolsistas de Iniciação Científica (Funcap e CNPq) participantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música - PesquisaMus. Este grupo se caracteriza como um projeto de pesquisa integrado, abrangendo assim diversos subprojetos. Este trabalho tem como tema o subprojeto Metacognição e Música. Sendo uma pesquisa de cooperação internacional, ela interage com a Universidade Federal de Toulouse (França), e com o Laboratório de Pesquisa em Percepção Auditiva e Didática Instrumental (LARFADI) da Universidade Laval (Canadá), e é composto por uma equipe de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como por pesquisadores com experiência em ensino coletivo de instrumentos musicais. Como objetivo, o projeto se dispõem a analisar como os aprendizes reagem diante de problemas que possam surgir durante a aprendizagem de instrumentos musicais em contextos coletivos e como estimular o desenvolvimento da metacognição neste processo. Como metodologia é adotado o modelo denominado Design Science Research, o qual visa a produção de conhecimento científico através do desenvolvimento de um artefato inovador, com a intenção de resolver problemas do mundo real, permitindo, ao mesmo tempo, fazer uma contribuição científica de caráter prescritivo. O presente relato acentuará a participação e as experiências adquiridas dos bolsistas de iniciação científica no projeto de pesquisa sobre metacognição.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Científica – PRPPG