AVALIAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE AULA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA GINECOLÓGICA EM LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A CONSULTA GINECOLÓGICA DEVE ATENDER AS NECESSIDADES DA MULHER, INCLUINDO PLANEJAMENTO FAMILIAR, PRÉ-NATAL, PARTO E PUERPÉRIO, PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, CÂNCERES E CLIMATÉRIO. DIANTE DISSO, É NECESSÁRIO QUE O ACADÊMICO DE MEDICINA POSSUA UMA FORMAÇÃO SEMIOLÓGICA ADEQUADA PARA PERMITIR A TOMADA DE CONDUTAS CORRETAS BENEFICIANDO SUA PACIENTE. OBJETIVO: AVALIAR AULA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA GINECOLÓGICA REALIZADA NO 6º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM SOBRAL. METODOLOGIA: UM QUESTIONÁRIO FOI ELABORADO E APLICADO JUNTO AOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO 6º AO 12º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UFC DE SOBRAL COM TÓPICOS DIRECIONADOS À AVALIAÇÃO ACADÊMICA SOBRE A AULA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA GINECOLÓGICA. RESULTADOS: 40 QUESTIONÁRIOS FORAM RESPONDIDOS. DENTRE OS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS, 35 ACADÊMICOS (87,5%) RESPONDERAM CONSIDERAR A AULA PRÁTICA IMPORTANTE OU MUITO IMPORTANTE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA. ALÉM DISSO, 36 ACADÊMICOS (90%) ASSINALARAM CONSIDERAR A AULA PRÁTICA IMPORTANTE OU MUITO IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO POSTERIOR DO EXAME EM PACIENTES REAIS. 25 ACADÊMICOS (62,5%) RELATARAM SENTIREM-SE SEGUROS OU ALTAMENTE SEGUROS DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME FÍSICO EM PACIENTES REAIS. ALÉM DISSO, EM UMA ESCALA DE GRADUAÇÃO DE AUTO-AVALIAÇÃO SOBRE A CORRETA EXECUÇÃO DAS SEMIOTÉCNICAS DE 1 (NÃO CONHEÇO OS PASSOS CORRETOS DA SEMIOTÉCNICA) À 5 (EXECUTO PERFEITAMENTE A SEMIOTÉCNICA), 38 ACADÊMICOS (95%) ASSINALARAM NOTAS SUPERIORES À 3 (EXECUÇÃO ADEQUADA/REGULAR DA SEMIOTÉCNICA) .CONCLUSÃO: DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, OBSERVA-SE QUE OS ACADÊMICOS CONSIDERAM A AULA PRÁTICA DE SEMIOLOGIA GINECOLÓGICA IMPORTANTE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA, QUE REFLETE NA ADEQUADA E SEGURA EXECUÇÃO SEMIOTÉCNICA SENDO ESSENCIAL PARA O POSTERIOR EXAME FÍSICO EM PACIENTES REAIS. PORTANTO, É MUITO IMPORTANTE A MANUTENÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DESSA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS MÉDICOS.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.