ENSINO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA: METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Luan Cavalcante Marques
  • Mikaelle Lopes Rodrigues, DIEGO LEVI SILVEIRA MONTEIRO
  • Jose Ronaldo Vasconcelos Dagraca

Resumo

Introdução: Nos atuais panoramas, destacam-se o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, almejadas para aprimorar os processos de ensino centrados no aluno, favorecendo a construção do conhecimento a partir de vivências e situações reais. Diante disso, a Monitoria de Terapia Intensiva realiza semestralmente uma aula prática sobre a Ventilação Mecânica (VM) aos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Medicina, mostrando de maneira clara, e com a participação dos alunos, as técnicas e procedimentos para melhor ajuste da VM, além de simulações com o aplicativo da Dixtal. Objetivo: Descrever a experiência do uso de aulas práticas como metodologia ativa de ensino, bem como compartilhar as repercussões no processo de aprendizagem dos estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as práticas realizadas com os acadêmicos do módulo do Terapia Intensiva do curso de Medicina da UFC - Campus Sobral. Discussão: A VM possui importância fundamental no suporte respiratório aos pacientes críticos de UTI. Para que se inicie o tratamento médico é necessário o correto manejo do aparelho. Pensando nisso, a monitoria de Terapia Intensiva realiza aula teórico-prática aos acadêmicos do quarto ano para que se familiarizem com a técnica adequada. Resultados: Na aula é dada a teoria da VM e uma prática com o uso do aparelho e uso de simuladores, com discussão de casos clínicos e resolução de questões. Os estudantes participam ativamente da aula com perguntas/dúvidas, assim fixando o assunto de uma forma didática. Conclusão: A metodologia ativa com uso de simulações práticas é de suma importância para o aprendizado da correta técnica de ajuste e configuração de parâmetros ventilatórios em pacientes críticos, além de proporcionar uma maior segurança durante o estágio curricular na área.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD